sexta-feira, 6 de março de 2009

Já em Casa

Olá irmãos,

Hoje é primeira sexta-feira do mês, nossa comunidade esta em festa. Na verdade, sempre estamos, mas hoje de forma toda especial, porque é o dia em que a Igreja dedica sua oração ao Sagrado Coração de Jesus.

Ôntem tivemos nossa celebração da palavra, que acontece todas as quintas-feiras, vivi um momento especial de reconciliação com uma irmã de comunidade, e isso durante a celebração, foi lindo mesmo.

Na verdade, depois de ter experimentado tudo o que pude experimentar em Aparecida com os meus irmãos no "Encristus", tenho que sustentar esse espirito reconciliador que me fez permancer junto e celebrar junto com os meus irmãos naquela casa em Aparecida.

Queridos, precisamos ir além, em nossas missas dominicais, precisamos entender que cada um é responsavel por celebrar bem a Eucaristia, e que, normalmente, vamos a Igreja como meros assistentes da missa, sem deixar que "a missa entre em nós" e nos converta, sendo assim, acabamos por repetir formulas as quais já estamos acostumados, e por estarmos acostumados, também ficamos "blindados" aos efeitos que isso poderia causar em nós.

O que acontece, é que no Ato Penitencial não perdoamos a ninguém e consequentemente não somos perdoados, porque Jesus nos ensina a rezar dizendo:"Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

Da mesma forma, nossa oferta não existe, ou não passa de algumas moedas que agente as vezes deposita na sacolinha no momento das oferendas. De repente, acontece algo no altar do qual agente nem toma conhecimento, não colocamos a nossa vida lá, e não deixamos que ela seja transformada, estamos alheios a tudo o que acontece dentro da celebração.
Voltei desse encontro, tendo percebido o quanto faz a diferença celebrar cada momento como se fosse o único, o último. Percebi que nossas comunidades, em especial essas que chamamos de "novas" das quais uma é essa a que sou consagrado - tem que oferecer algo de realmente novo, para merecer o nome e o novo nesse caso é o antigo, é voltar as raizes, é voltar ao verdadeiro sentido de mesa, de perdão, de reconciliação.

Depois continuo conversando sobre isso.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário