quinta-feira, 19 de março de 2009

QUERO SER JUSTO COMO FOI JOSÉ ESPOSO DE MARIA

Bom dia queridos, essa manhã é linda porque nela Deus esta falando conosco através da vida do esposo de Maria e do pai adotivo de Jesus. Falo de José, homem livre, homem puro, homem santo.

Nós, os homens de hoje temos um modelo ideal para viver felizes, temos o exemplo de São José. É verdade que muitos de nós não aprendemos a ser homens porque nossos pais nos ensinaram a ser "machos", meros procriadores, e por isso nos tornamos insensiveis e fizemos de nossas relações humanas, quando essas existem, um momento para extravasar nossas raivas, nossos excessos, quase sempre através dos palavrões que pensamos ser um vocabulário adequado para um "macho" de verdade, ou ainda através de piadas de cunho pornografico ou descriminatório, tentamos mostrar nosso bom humor.

Na contramão dessa realidade tem aqueles de nós que são dóceis, educados, verdadeiros cavalheiros, mas que em contrapartida não tomam posse de sua condição de responsáveis pelo lar que lhes foi confiado. É um risco passar a vida se acovardando diante das questões que se nos são oferecidas ao longo de nosso história.

Queridos, nosso exemplo vem de José: homem que precisou ter muito clara
a sua missão, saber o que lhe estava sendo confiado, para receber Maria como sua esposa. Precisou confiar em Deus que lhe falara em sonho através do anjo que veio lhe visitar, precisou de intimidade com Deus. Mas também precisou de muita coragem e extratégia para fugir para o Egito e evitar assim que Jesus viesse a ser morto, visto que herodes tinha esse objetivo. Era função de José guardar a sua familia e foi Deus que quis nascer e viver assim.

Nossas familias sofrem hoje por um dilacesramento da sua estrutura primordial, os homens saem de casa e algumas mulheres tem que ocupar um lugar que não é delas e cumprir duas funções a da mãe e a do pai.

O que pedimos nesse dia é o equilibrio de José, para ser homem como ele foi, cuidando de sua missão com humildade, sem reivindicar nada. Queremos ser livres de nossas carencias fazem com que nos relacionemos com nossos pais, mulheres e filhos, esperando sempre algo em troca do que fazemos.

Queremos nos deixar educar para ter um jeito puro, não ingenuo, mas puro, de olhar a vida e as pessoas e querer ver Deus nelas, por detrás de tudo o que em principio só parece negativo. Porque precisamos acreditar nas pessoas, não nas suas atitudes apenas, mas no que esta por detras das atitudes, o ser humano, e se perdermos isso, perderemos a esperança e sem esperança um homem deprime e até morre.

Queremos ser ajustados na vontade de Deus, viver segundo aquilo que Deus sonhou para nós, os sonhos de Deus são maiores e mais ousados que os nossos, Deus nos chama a assumir uma missão e precisamos assumi-la, se quisermos fazer nossa parte na história da salvação.

Queridos irmãos e irmãs, que São José seja nosso modelo de fé e de entrega verdadeira nas mãos de Deus, que olhando para sua vida, aprendemos a ser livres, puros e santos.

São José, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário