segunda-feira, 1 de junho de 2009

PENTECOSTES - FESTA DA COLHEITA

Queridos amigos e amigas que passam por este lugar de encontro. Feliz Pentecostes!
Os hebreus, e depois os judeus, costumavam celebrar e ainda o fazem, a festa da colheita, que acontecia exatamente 50 dias depois da celebração da libertação do povo da escravidão do Egito (a Páscoa dos Judeus).
Foi por ocasião desta festa, que o Senhor quis manifestar-se àqueles que haviam presenciado sua paixão, morte e ressurreição, e Jesus, ao manifestar-se, quer que os discípulos e nós compreendamos que a vida n`Ele é a certeza de colher frutos e frutos sem medida. Para os Judeus o motivo de celebrar o Pentecostes era a colheita dos frutos da terra, que Deus os havia providenciado, mas em Jesus o foco muda e agora celebramos não mais os frutos da terra a qual pisamos, mas os frutos da terra do nosso coração.
Sim, queridos irmãos, quando Jesus pisa a terra do nosso coração, Ele tem um único objetivo: nos dar o Espírito Santo, porque o Espírito é a comunhão do Pai e do Filho, que, entre outros símbolos, é lembrado como a Água Viva, que dá a vida. E não é difícil compreender esta linguagem da água se nos lembramos do episódio da cruz que há quase dois meses atrás celebrávamos e na Sexta-Feira Santa que nos dizia que do Seu lado aberto jorraram Sangue e Água.
A Água, ou seja, o Espírito Santo, que nos é prometido por Jesus e garantido por sua união com o Pai, é derramada em nossos corações e irriga nossa terra interior, para que, de terra seca ela se torne terra fértil.
Queridos irmãos e irmãs, se tomamos posse da presença do Espírito Santo em nossas vidas podemos transformar a realidade na qual estamos inseridos, seja ela qual for, porque teremos a oferecer os frutos do Espírito para essas realidades, o amor, o perdão, a bondade, a paciência, a temperança e poderíamos incluir, a profecia, a sabedoria....
Todos temos acesso interior ao Espírito Santo e se não fazemos uso disso, é porque têm coisas que para nós são mais importantes do que Ele (o Espírito Santo), mas ao mesmo tempo sofremos com nossas escolhas e tantas vezes vivemos pedindo para que as pessoas orem por nós. É bom contar com a intercessão dos irmãos, mas de nada adianta se não tomamos posse da graça do Espírito Santo que está em nós e assumimos uma nova postura interior.
É assim queridos irmãos, que poderemos viver sempre um Feliz Pentecostes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário