sexta-feira, 20 de novembro de 2009

queridos amigos e amigas,
Jesus fascinava as pessoas com o seu jeito honesto de denunciar. Ele não media palavras para falar a verdade ainda que viesse a doer, contudo, era cheio de sabedoria e por isso, sempre dava o remédio certo na dose certa.

No caso da expulsão dos vendedores que ficavam ao redor do templo isso fica bem claro. Jesus compreendia que as circunstancias em que a sociedade vivia havia feito com que aquela gente fosse para os arredores do templo para vender suas ovelhas, suas aves e outras coisas mais, em principio, parecia muito justo, afinal de contas as pessoas precisavam levar suas oferendas para o templo, e ao mesmo tempo aqueles que vendiam precisavam pagar impostos ao governo.

Para tudo o que fazemos, em geral, existe uma explicação, sempre encontramos uma boa justificativa para defender nossas atitudes.

Jesus porém chama a atenção por saber que aquilo que era feito não passava de uma forma de adaptação do sacrificio que deveria ser oferecido a Deus, com o "jeitinho" encontrado por aquela sociedade para resolver seu problema.

Temos algumas situações que merecem ser discutidas:

O templo existe para ser o lugar do encontro de Deus com o seu povo, e ali não se cria nenhum outro tipo de relação que não seja esta.

O homem ofertará aquilo que produzir, isso não significa comprar algo pronto que outro produziu apenas para cumprir com o rito. É sincero fruto da minha vida que devo ofertar e não o fruto da vida do outro.

Nossa Igreja tem sido constantemente atacada por isso, porque há uma tendência pecaminosa entre nós que faz com que muitas vezes preguemos uma religião de trocas e façamos da fé um comércio.

Fazer da fé um comércio não significa apenas vender objetos religiosos com promessas de curas e solução de problemas que se resolvem com a vida. A fé também é um comércio quando a mensagem anunciada escraviza ao invés de libertar, a mensagem punitiva e puratinista é anunciada por lideres e pregadores que tem medo de perder fiéis, e consequentemente o seu dizimo ou sua ajuda financeira. Isso não é anuncio da fé pura e verdadeira isso é ser vendilhão do templo. E sobre estas situações, Jesus nos alerta quando fala dos falsos profetas.

Por hora, deixo essa reflexão. Desejo voltar a escrever neste espaço. Deus os abençoe.


2 comentários:

  1. Saudades de entrar aqui e ler palavras q tocam o meu coração. Principalmente nos dias de hj, q n~é fácil ser um cristão verdadeiro, um missionário que vive para anunciar a vida e denunciar o que mata, escraviza. Que Deus nos dê a graça de discernir o que é bom e correto....e só Deus é bom...

    Abraço abençoado, irmão
    Regina Alves

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal, irmão Izaias !!!!!

    ResponderExcluir