sábado, 25 de abril de 2009

ANO PRESBITERAL

Tenho insistido com a nossa comunidade a respeito da colaboração com os nossos padres, no sentido de ser apoio para aqueles que estão trabalhando e ser animo para aqueles que se encontram desanimados ou passando por algum momento dificil de crise ou algo do gênero.
Mais de 300 Bispos do Brasil estão reunidos em Itaici. O Encontro tem dessa vez como tema central, a formação dos Presbiteros, nossos Padres. Este tema é normalmente retomado a cada cinco ou seis anos pelos Bispos, na verdade, já passava um pouco do tempo e como a Santa Sé declarou a abertura do ano Presbiteral, a Igreja do Brasil em comunhão com o Papa Bento XVI esta cuidando de pensar a formação dos nosso sacerdotes.
Cada membro do corpo mistico de Cristo, sua Igreja, deve estar atento a este tema, pois apesar dos seminários serem um lugar por excelência da formação de um sacerdote, esta não se resume ao tempo em que o rapaz fica no seminário.
A formação dos padres começa na familia, passa pelos seminários e continua na vida comunitária.
Se existe uma grande dificuldade em encontrar meios para melhorar a formação é porque nossos seminários não podem resumir a sua ocupação em formar homens para o sacerdócio, porque antes de fazer isso, ele terá que formar homens, já que muitos dos meninos chegam com uma referencia familiar nada favorável e consequentemente com motivações quase sempre outras, que não seja a de entregar o seu ser para Deus e pertencer inteiramente a Ele.
É necessário primeiro ajudar o garoto a saber quem ele é, porque somente depois disso ele poderá dizer com segurança o que ele quer fazer da sua vida.
Mas a questão não se encerra nisso, porque estes meninos voltam para as comunidades, agora já ordenados, e quando chegam em uma paroquia, muitos acabam se acomodando nas estruturas nada missionárias nas quais os leigos que ai já estão também já se acomodaram.
A comunidade presente em uma paróquia ou capela, deve sentir-se responsavel pela continuidade na formação dos sacerdotes, não deixando que se criem estruturas para uma possivel acomodação que normalmente acontece enquanto se prestam serviços a paroquia.
É, muitas vezes, a própria comunidade que faz do sacerdote um prestador de serviços, que atende as necessidades de quem procura a secretaria paroquial. A comunidade tem um papel importante na formação do sacerdote dos nossos dias, somos nós, os leigos que podemos animá-los a viver o sacerdócio que lhe foi confiado de forma mais missionária.
Os encontros de jovens e casais, as pastorais, as devoções comunitárias, tudo deve ser forma de trabalho para a comunidade, mas a comunidade pode e deve querer ir além dos muros das nossas paróquias e sempre querer alcançar os que estão fora, isso faz parte da formação do presbitero.
Estejamos todos nós atentos a esta reflexão a que a Igreja esta se debruçando, e pensemos o que cada um de nós podemos fazer para ajudar na formação desses homens que o Senhor Deus chamou para nos conduzir como ovelhas para o Coração de Cristo.

Um comentário:

  1. Perfeito, Izaías !!!!!
    Já estava com saudades de seus textos...
    Interessante que no último feriado fui à Aparecida do Norte e há uma matéria no Jornal da Basílica sobre o tema do encontro dos bispos: a formação dos presbíteros.
    Achei super interessante, pois, hoje em dia, muitos garotos são chamados e ainda garotos voltam para a comunidade ordenados e se estes não estiverem certos e convictos do que querem fica difícil fazer a "obra". E a comunidade, por sua vez, não ajudá-los...fica mais difícil ainda.
    Preocupa-me muito sobre os novos padres novos que passam por diversas situações em comunidades não preparadas em acolhê-los; a questão de alguns padres que parecem considerar mais a carreira (padres carreiristas) do que sua vocação. Enfim, é um tema que merece nossa atenção como igreja. E que Deus nos abençoe.

    Eis alguns trechos que me fizeram refletir mais sobre:

    "É necessário primeiro ajudar o garoto a saber quem ele é, porque somente depois disso ele poderá dizer com segurança o que ele quer fazer da sua vida."

    ***
    "já que muitos dos meninos chegam com uma referencia familiar nada favorável e consequentemente com motivações quase sempre outras, que não seja a de entregar o seu ser para Deus e pertencer inteiramente a Ele."
    ***

    "É, muitas vezes, a própria comunidade que faz do sacerdote um prestador de serviços, que atende as necessidades de quem procura a secretaria paroquial. A comunidade tem um papel importante na formação do sacerdote dos nossos dias, somos nós, os leigos que podemos animá-los a viver o sacerdócio que lhe foi confiado de forma mais missionária."


    Regina Alves Diamantino

    ResponderExcluir