quinta-feira, 9 de abril de 2009

DIA DA EUCARISTIA - DIA DO PADRE

Cristo é o sacerdote, por excelência. Todos os padres que conhecemos, aqueles idosos ou os mais novos, os que falam nosso idioma ou não, os que oram de uma forma ou de outra, os que são mais ou menos acolhedores, os que estão felizes na sua vocação e mesmo aqueles que na sua felicidade passam por crises, os padres que a comunidade ama e celebra sua vida e aqueles que a comunidade não se sente tão próxima deles, todos em fim, são padres, porque na Igreja, consagraram suas vidas no sacerdócio ministerial do Cristo. Não existiriam padres, não importa de que jeito eles sejam, se antes não existisse o Cristo Sumo Sacerdote.
Cristo é Sacerdote, é Altar e é Hóstia. É nEle que o presbitero é Sacertode, fora dEle não há sacerdócio, ou poderiamos dizer de outra forma, quem quer ser Padre tem que entrar na pessoa do Cristo e a partir de então, imolar sua forma de pensar, de agir e de ser para ser moldado, conformado ao Cristo.
O padre não pensa como ele acha melhor pensar e não age como ele acha melhor agir. Ele pensa com o pensar de Cristo e age com o Agir de Cristo. Se não é assim, ele não vive a plenitude do seu sacerdócio.
O Amor é para o sacerdote isso. Ninguém pode dizer que já ama, a não ser, enquanto esta se decidindo por amar. Também é assim para a vida do casal.
Enquanto eu me decido por aprender a amar a minha esposa a cada dia, então posso dizer que amo, se eu desisto dessa aventura de aprendizado, como poderei dizer que um dia eu a amei?
Essa mesma reflexão proponho para o dia de hoje para nossos irmãos e pastores, nossos padres.
Mas também proponho para cada leigo, porque é necessário que nos lembremos desse processo de aprendizado no qual estão os nossos pastores, aprendizado este que não siginifica nem de perto o tempo de permanencia do seminário, porque este serve como iniciação, mas o amor ao sacerdócio se aprende com a vida e quando ela é vivida ao lado do povo e no serviço a Igreja.
Então queridos irmãos no Laicato, precisamos ao compreender isso, nutrir um profundo sentimento de misericórdia por nossos Sacerdotes, procurando ser sinceros, honestos, sem deixar de lado o carinho e o respeito que devemos para com eles, em que pese sermos mal interpretados por atitudes assim.
Por isso gosto de entender que a vida consagrada a Deus é uma vida Eucaristizada, todo consagrado se torna Eucaristia, ou seja, um ato de louvor continuo a Deus, que serve de alimento para os irmãos.
Os Sacerdotes, são aqueles que por sua consagração, ou seja, por sua união com Cristo, são por excelência, geradores de Eucaristia Viva. Deus é o Criador de cada um de nós e nos fez para ser amor, para ser Eucaristia, doação de louvor com a nossa vida. O presbitero assume o papel de gerar, de trazer a vida esta Eucaristia, tanto no altar, quando só ele pode através da força do Espirito Santo, consagrar pão e vinho e tornar-lhes Corpo e Sangue do Senhor, quanto na evangelização, quando este, é aquele a quem foi confiado a função do anuncio e do esclarecimento do povo a cerca do Evangelho. Este esclarecimento, deverá levar o povo a entender o verdadeiro sentido de ser Corpo mistico de Cristo - e compreendendo isso, cada pessoa se tornará Eucaristia assim como a cabeça do corpo - o Cristo - também é.
Feliz dia da Eucaristia! Feliz dia do Padre! a cada amigo e pastor que conhecemos e que com amor nos orientam e nos fazem ser pessoas melhores.

Um comentário:

  1. lindo texto, meu irmão... nunca havia refletido como vc disserta, mas esta é uma grande verdade: o sacerdote é nosso Pai, nosso discipulador... Ele por excelência, merece todo nosso respeito e nosso apoio em suas tarefas de administração paroquial, da nossa cas espiritual... saudades de todos... Deus os abençoe...

    ResponderExcluir