sexta-feira, 10 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA SANTA

Estou em convivencia espiritual com minha comunidade. Somos um grupo de 10 pessoas entre consagrados, membros em caminho na comunidade e colaboradores. Não estamos chamando de retiro, porque, da maneira como se entende o retiro o que estamos fazendo não seria mesmo, mas estamos tentando mergulhar fundo no mistério desses dias.
Jesus despojou-se de si mesmo sendo Deus e se fez homem. Ôntem a noite desnudamos o altar para viver novamente e rezar esta realidade que de tão escandalosa, demora até para caber em nossa imaginação.
O Altar é o Cristo, assim como o sacerdote é o Cristo e a Palavra é o Cristo, todo o templo tirou as vestes do Cristo, ele agora esta desnudo, esta sendo levado ao limite que um homem, em toda a história da humanidade, jamais terá sido ou será levado, pelo motivo pelo qual o faz, o amor.
Não é um teatro o que fazemos, porque o altar não é de mentirinha, é Cristo mesmo, não é simbologia, é verdade. Ficamos com um sentimento de vazio que quase nem da para explicar, as vezes ousamos tentar faze-lo atribuindo a questões terceiras aquilo que é primeiro, porque acontece dentro da gente.
O Cristo que esta em nós, para estar em nós, desnudou-se, e hoje estamos nos dando conta disso. Mas não sabemos que é isso que esta acontecendo, então, não conseguimos avançar na sexta-feira santa, além de uma peça as vezes bem encenada, e da Ação Liturgica que acabamos por participar muitas vezes para o cumprimento de um preceito, mas sem a consciencia espiritual do que nos é dado poder celebrar.
Diante da vida, paixão e morte de Cristo, que celebramos hoje, devemos pensar. Porque foi que Ele passou por tudo isso? respondo: foi para nos convencer que vivendo do mesmo jeito que Ele viveu (paixão e morte) nos também poderiamo ser felizes como Ele é (ressurreição). Por isso São Paulo nos dirá: "Se morremos com Cristo, com Ele ressussitaremos".
Quem não deixou "cair essa ficha" matou Jesus. Enquanto não deixamos essa ficha cair em nós, matamos Jesus.
A quantos anos você esta vivo(a)? quanto tempo você levou para criar consciencia dessa proposta de Jesus? Você já criou consciencia disso?
Queridos, esse é o meu retiro pessoal de hoje com minha comunidade, que agora divido com você.
Tenha uma abençoada e proveitosa Sexta-Feira Santa.

Um comentário:

  1. Sim, Izaias...
    ...a "minha ficha" caiu e é impressionante como cada vez que cai uma, cai um monte juntas...
    Hoje minha fé está mais adulta, mais consiente. Hoje tudo faz mais sentido com substância; com mais significado. Hoje já não choro tanto, sofro tanto diante do mistério da paixão. Mas sim, vivo este mistério com coração contrito,abraçando meus sofrimentos porque faço parte desse mistério também.

    Hoje a "ficha caiu"...e espero que muitas fichas tenham caído também.

    A paz!!!!

    Regina Alves Diamantino.

    ResponderExcluir