quinta-feira, 2 de abril de 2009

ENCONTROS NO DESERTO - AMIZADES EUCARISTICAS

Queridos amigos e amigas, bom dia!
Este blog tem se revelado para mim uma oportunidade muito boa de falar das coisas do meu coração e também das coisas do Coração de Jesus, mas, antes de ser criado eu tinha uma preocupação justamente por causa dos meus horarios e dos meus compromissos, que quase sempre não me permitem criar uma "regrinha" para fazer determinadas coisas todos os dias. Eu tinha receio de deixar meus amigos sem um contato, foi ai que me explicaram que o blog tem esse diferencial, me disseram que blog era uma espécie de diário, e olha que é mesmo...tenho feito aqui uma parte considerável do meu diario espiritual.
Nos últimos dias, sem conseguir um minutinho sequer para postar, pensei muito no que pode significar a oportunidade de fazer amigos para ter com quem partilhar, com quem conversar, mas, como todas as minhas reflexões, eu acabo também pensando isso a luz do tempo liturgico que estamos vivendo.

Você já deve saber...quaresma é deserto. No deserto aprendemos coisas quando estamos sós e as vezes temos a oportunidade de aprender quando estamos acompanhados. A solidão é uma amiga se sabemos aproveitar bem dela para conversarmos conosco mesmos ou até ficarmos em silêncio conosco mesmo. Se a busca da solidão for uma fuga das relações, então ela se tornará isolamento e no isolamento somos completamente barulhentos e não conseguimos estabelecer dialogo interior e muito menos silêncio interior.
No entanto, quando caminhamos no deserto e temos a oportunidade de encontrar uma companhia, precisamos aprender o verdadeiro sentido dessa graça de ter alguém ao lado para "dividir" o desânimo, falar da fraqueza, da saudade, do cansaço, da fome...enfim...lembrar do que se deixou para trás, traçar planos para o futuro, no deserto as vezes aparecem companhias que como nós estavam caminhando no deserto, mas com quem nós ainda não haviamos encontrado. O deserto é também lugar de encontros, porque nós, apesar de muitas vezes parecermos estar sós, podemos ter a certeza de que muitos caminham nesse mesmo deserto, sem se encontrar.
Tem alguns principios que considero que merecem ser pensados quando agente fala de encontro no deserto, talvez o principal deles é: Um encontro com uma pessoa não é eterno, ele é para este tempo e enquanto ele existir viva-o com qualidade - é importante dar qualidade ao encontro, vive-lo com doação e entrega, mas sem esperar nada dele a não ser o encontro, isso é a amizade pura, Eucaristica, na acepção mais pura da palavra.
Pessoas criam muitas espectativas com outras pessoas sofrem muito, pessoas que criam poucas espectativas com outras pessoas sofrem menos. Por isso é importante nutrir o verdadeiro sentido de fazer "AMIZADES EUCARISTICAS" - estas amizades são feitas entre pessoas que vão aprendendo ao longo de sua relação a não esperar nada do outro, a deixa-lo simplesmente livre para amar do jeito que o outro souber amar e não do jeito que a pessoa quer ser amada.
Tem muita gente que se decepciona comigo, porque espera de mim a atenção constante que eu não posso dar, e isso porque eu preciso acolher a muitas pessoas, não posso viver para uma só, mas quando estou com alguém, ai eu me entrego mesmo, eu ouço, acolho, abraço mesmo, tento dar dentro das minhas limitações toda a qualidade que me for possivel, para que o pequeno espaço de tempo que eu tiver com cada pessoa, seja diferenciado.
Tenho muitos amigos assim...gente que quase não vejo...mas que sei que me amam e rezam por mim e não exigem de mim, mas do que aquilo que posso oferecer...e eu ao mesmo tempo, também procuro respeita-los naquilo que é sua vida e os seus limites.
Apresento-vos este desafio para o dia de hoje, o de construir - AMIZADES EUCARISTICAS - acredite elas nos ajudam a crescer mais e nos libertam da dependencia, curam a carencia que todos nós temos de atenção e de o vazio que buscamos preencher na nossa alma.
Que nosso amigo Jesus, Eucaristia plena, que entrega sua vida, sem esperar nada em troca de nós, nos fortaleça para viver neste desafio.
Bom dia meus amigos.

Um comentário:

  1. Meu amado, faço das suas minhas palavras. Os caminhos que escolhemos nos impede muitas vezes de estarmos sempre presentes, mas isto não significa que não estejamos presentes na vida dos amigos. Tenho certeza que vc está sempre na minha, assim como pode ter a certeza que estarei na sua. E quando digo "sua vida", é sua vida mesmo, familiar, de comunidade, de praticamente tudo, partilhando contigo o que puder para crescer espiritualmente. Você é uma benção na vida de muitos, e entendemos que as bençãos precisam ser partilhadas. Fica com Deus, meu querido amigo. Q Deus, na sua infinita bondade, abençoe a ti e toda sua familia...

    ResponderExcluir