quinta-feira, 21 de maio de 2009

ANIVERSÁRIO DE BATISMO

Essa é uma das coisas que aprendi a valorizar com a vida, o dia em que fui batizado. Na verdade, levou um pouco de tempo para eu conseguir entender o sentido dessa celebração, alguns anos com certeza, e quando consegui tocar pela primeira vez a alegria daquele dia 22 de maio de 1983, passei a alimentar um grande desejo de celebrá-lo.

Passei a nutrir uma alegria dentro do meu coração que mais tarde viria a ser transbordada para que todos ao meu redor pudessem também experimentar e querer celebrar esta graça.

Fui batizado aos 12 anos de idade na Paróquia Bom Jesus da Penha, era um dia de domingo pelas 10:00 hs ou 10:30 hs da manhã. Doze anos também era idade de Jesus quando foi encontrado junto aos doutores da lei, discutindo com eles as coisas do Reino dos Céus.
Do meu batizado tenho poucas fotos, poucas imagens, a gente não tinha muito acesso a estas coisas na época, mas nem precisa, tenho tudo guardado no meu coração e o que mais importa, sei do sentido daquele dia.

Naquele dia, o Pe. José Schimidt, SCJ, que naquela época estava de passagem pelo Rio para fazer seus estudos na PUC - RJ, foi designado pelo pároco, na época o Pe. Jair, SCJ, para fazer os batizados e por isso estava ministrando a celebração naquele domingo.

Tive que fazer um largo trabalho de pesquisa, indo aos livros da Paróquia Bom Jesus da Penha e procurando saber de todos esses detalhes, consegui o telefone do Padre que hoje mora em São José dos Campos - SP e conversamos; me apresentei a ele e ainda não tive oportunidade de conversarmos pessoalmente, mas já deu para nos aproximar-nos um pouco.

A você que me acompanha neste blog, gostaria de chamar atenção para o fato de que, comecei a entender melhor o meu batismo, quando pela primeira vez tive que tirar passaporte para viajar para fora do país. Foi bem interessante, chegar em um país extrangeiro, como desconhecido, poder ficar ali, passear livremente pelas ruas daquele lugar e aproveitar das suas belezas, mas também cumprir as suas regras e as exigências que lhes eram próprias.



Por outro lado, eu tinha nas minhas mãos um documento que me lembrava o tempo todo que eu não era daquele lugar e que a minha permissão para estar ali era apenas por alguns dias, mas teria que voltar para o meu lugar de origem, e quando me lembrava do Brasil, pensava nas coisas boas que havia deixado aqui e das pessoas que amava e que estavam aqui me aguardando.




Queridos amigos e amigas, o meu batismo é um passaporte, um selo com o qual fui marcado, vivo neste mundo cumprindo como bom cidadão tudo aquilo que devo para não fazer o meu país de origem passar vergonha, mas celebro, todas as vezes que me lembro da minha cidadania, eu celebro.

Vim de um lugar onde a gente é cidadão igual, não existem divisões de raça ou de cor, nem de classe social, e neste lugar todos temos o coração saciado da presença d'Aquele que governa as nossas vidas, por isso, nesse lugar, ninguém se enche com coisas vazias, lá, politicos corruptos passam fome, traficantes não tem o que fazer, porque aqueles que se corromperiam ou se entregariam com as drogas, já estão satisfeitos pela presença do governante.
Queridos amigos e amigas, eu sou Batizado, eu vim do céu e um dia, tenho certeza, vou voltar para o lugar de onde vim e saciarei a saudade que eu sinto do abraço de Deus.

Comemoro 26 anos de batismo nesta sexta-feira, dia 22 de maio de 2009, teremos missa na casa da Comunidade Coração Novo, você é meu convidado, se tiver seu passaporte do céu traga-o, se ainda não tiver, venha que a gente providencia para que você tire o seu.
Deus abençoe!






ATENÇÃO: AS FOTOS POSTADAS REFEREM-SE ÀS CELEBRAÇÕE DA PÁSCOA DO ANO DE 2009, ESTAMOS EU E MINHA COMUNIDADE COM DOM WILSON, NOSSO DIRETOR ESPIRITUAL E O NOSSO AMIGO, PE. GREGÓRIO (SALESIANO)

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem!
    Somos poucos os que comemoram nosso Batismo!
    O meu aniversário é dia 11 de novembro!
    Neste dia saio contando para todo mundo! Alguns chegam a rir e não dão a mínima importancia, mal sabem de tamanha graça estou falando.
    Se Deus é nosso Pai e é no Batismo que nos apresentamos a Ele como filho e novo membro de sua igreja, porque as pessoas não sabem o dia em que foram Batizadas? Sendo este o dia mais importante de nossas vidas, chego a me entristecer com a falta de espiritualidade das pessoas.
    Mas o que importa é que encontrei um pessoa que valoriza este dia: voce Izaías!
    Gostei muito da sua comparação com o passaporte.

    ResponderExcluir