domingo, 24 de maio de 2009

ASCENSÃO - CERTEZA DO CÉU


Queridos amigos e amigas,
A Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Ascensão. Esta grande festa da Igreja une duas partes importantes do tempo litúrgico, a festa da Páscoa, que acabamos de celebrar durante 50 dias, e o tempo comum que voltamos a celebrar a partir de então.

Ao mesmo tempo em que a Solenidade da Ascensão encerra o ciclo pascal que lembra a presença do Cristo Ressuscitado no meio do seus discípulos e nos diz que aqueles que são discípulos de Cristo convivem com Ele ressucitados - por isso sua vida não tem espaço para morte e o discípulo de Cristo é portador de uma autoridade profética que o permite declarar constantemente a vitória da vida sobre a morte no seu cotidiano; esta festa da Ascensão também inaugura o tempo de celebrar a esperança na certeza do céu.

Esperança e expectativa são coisas distintas. A linguagem já "prostituída" e mal utilizada nos deixa mentalmente atrofiados para compreender esta diferença significativa, mas com a ajuda do Espiríto Santo, esse entendimento nos será revelado e aos poucos seremos capazes de distinguir a verdade.

Esperança é aquilo que se aguarda pela certeza do que se espera. Só em Deus podemos esperar e só dEle podemos esperar alguma coisa. Ninguém neste mundo, pode nos dar certeza de nada, porque todos nós estamos suscetíveis a erros, a fallhas, porque somos seres finitos, nossa vida tem um tempo nesta terra e quando ele acabar não podemos fazer mais nada. Então, se alguém espera algo de nós ou se nós esperamos alguma coisa dos outros, esperamos do lugar errado e, por isso, alimentamos uma enorme possibilidade de sofrer. Esperar queridos, só em Deus.

E é São Paulo, o apóstolo, que nos diz que "A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado" Rm 5,5 - indicando que Deus sempre cumpre o que promete.

Jesus faz uma promessa aos discípulos: "Eu vou preparar-vos um lugar" Jo 14,2 - E, porque a esperança em Deus é a única que não decepciona, podemos ter a certeza de que há um lugar preparado para nós por Jesus, no céu, ou seja, junto de Deus.

Por outro lado, é preciso compreender o seguinte: Que provas concretas temos que esse lugar
existe? É bom que as tenhamos porque não podemos viver de uma fé mágica, desencarnada e que tem tendências a confundir as coisas de Deus com feitiçarias. Deus não é um feiticeiro fazendo mágica e um grande espetáculo para a humanidade. Ele se fez homem, de carne como nós e só não nos repetiu no pecado, o resto, tudo igualzinho.

Assim como para a Ressurreição, a maior prova que temos de que há um lugar no céu preparado para nós é o testemunho daqueles que vêm, desde a época de Jesus, até os dias de hoje, vivendo na terra como se já estivesse no céu, e sendo renovados diariamente em suas forças físicas e espirituais para isso.

Jesus não deixou um documento escrito e assinado, sequer temos uma imagem, a não ser aquela descrita pela visão dos discípulos no evangelho, mas o que seria essa imagem vista por eles se não houvesse uma vida diferenciada assumida por eles? Ao mesmo tempo, como os discípulos poderiam ter uma vida diferenciada e sustentá-la sem uma motivação realmente verdadeira?

Está claro que as coisas que fazem a diferença em nossa vida e nos fazem viver de um jeito novo, são aquelas que mexem com a nossa cabeça e com o nosso coração, ou seja, que mudam completamente o nosso interior, para viver portanto, o que viriam viver depois, era necessário aos discípulos que tivessem feito uma experiência que marcasse profundamente as suas vidas.

Quer saber se você vai para o céu? Eu tenho uma fórmula simples que pode te ajudar a medir isso.

Olhe para a sua vida neste momento, e veja, o que há de céu nela? As suas escolhas são de céu? Há um esforço honesto para ser melhor? A relação com as pessoas difíceis é algo que você busca, ou foge delas?
Queridos, são perguntas assim que nos dizem se acreditamos mesmo no céu como uma pátria a qual pertencemos. Se acreditamos que lá é o nosso lugar e que vamos voltar para lá, viveremos neste mundo, onde somos estrangeiros, mas com os costumes do lugar de onde viemos, o céu.

EXPECTATIVA É O CONTRÁRIO DE ESPERANÇA


Só para esclarecer, o que criamos em relação às pessoas e às coisas nesse mundo não chamamos de esperança, mas de expectativa.

São essas coisas que a a mãe ou o pai tem com o filho, que a esposa tem com o marido, que os filhos têm com os pais, que o patrão tem com o empregado e também o empregado com o patrão, que um irmão tem com outro irmão e que os amigos criam em relação a outros amigos.

Sofremos muito, é verdade, e tudo isso porque criamos expectativas, as nossas dores e sofrimentos têm a medida exata das expectativas que criamos.

As expectativas decepcionam, a esperança não decepciona.

As espectativas têm que ser muitas e mesmo assim não dão conta de resolver as nossas carências e os nossos sonhos. A esperança, essa só é uma e não precisamos de nenhuma outra, o amor de Deus foi derramado em nossos corações, temos um lugar no céu, porque Jesus preparou para nós, não somos daqui, somos de lá e queremos viver aqui, mas com a certeza de que é para lá (para o céu) que vamos voltar um dia. Então, enquanto vivemos aqui, fazemos daqui um pedacinho de céu para aliviar a saudade.

Desejo honestamente, que cada um dos irmãos deseje aprender a não viver de expectativas, mas de esperança, porque sei que os que vivem de esperança confiam sua vida ao Senhor e por isso são mais felizes.

Que o Senhor abençoe a todos! Feliz Céu!












Nenhum comentário:

Postar um comentário