segunda-feira, 18 de maio de 2009

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Todos somos chamados ao pastoreio, e em tempos em que a Igreja sofre por precisar atender a tantas pessoas necessitadas e ver-se limitada pelo número reduzido de padres, cada um de nós deve resgatar o munus pastoral que nos foi dado no Batismo.

Todos nós trazemos a condição básica para sermos pastores: somos batizados. E precisamos assumir o compromisso de aprender a exercer essa função, conhecendo a Igreja, fazendo uma profunda e verdadeira experiência do Evangelho e deixando que o nosso coração se converta para acolher ao próximo.

Pastoreio já não é mais responsabilidade apenas dos padres, e já há algum tempo que a Igreja compreendeu isso, resta-nos agora descruzar os braços diante da grave necessidade pela qual passamos, não ficar mais esperando que outros façam aquilo que nós podemos fazer.

O Padre tem funções específicas, e estas deixaremos para ele mesmo, mas podemos acolher e orientar o povo, para isso é necessário que nos formemos e nos aprofundemos na fé. É preciso, em outras palavras, que apenas assumamos a nossa condição de batizados.

Ser batizado e não conhecer a própria fé é fazer da vida espiritual uma mentira, por isso meus irmãos, nós que vamos aos poucos nos conscientizando da necessidade que o povo tem de Deus e da grande missão que isso significa, unamo-nos, sem medo, porque o Senhor nos prometeu o Espírito Santo e este não nos faltará na exigência da missão.

Que o Senhor abençoe a todos

Um comentário:

  1. Izaías,
    Será que você me permite levar este texto para meus irmãos? Estamos começando o nosso COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) - Já ouviu falar? - Então, esse texto diz tudo, bela formação, o resumo perfeito para as pessoas que sentem no coração a fazer parte deste conselho que nos envia a ir ao encontro e acolher o próximo. Que todo leigo, batizado pode e deve ser um missionário formado e consciente de sua missão aqui na Terra.

    Deus abençoe você!!!!

    Regina Alves

    ResponderExcluir