segunda-feira, 22 de junho de 2009

REZANDO COM A VIDA

Queridos amigos e amigas, estou aproveitado o breve tempo que tenho agora para escrever a vocês.
Estou na Paróquia Nossa Senhora do Divino Amor, onde, daqui a pouco acontecerá a transmissão ao vivo do Programa "Nas ondas da Canção" pela rádio cartedral FM, 106,7.
Agora estamos conversando com o Pe. Rogério, já o conheço a bastante tempo e ele esta me apresentando um garoto com o apelido carinhoso de "feijão" que faz parte da vida da comunidade. Vir as paróquias é sempre uma oportunidade especial para rezar com a vida - a nossa e também a das pessoas.
Mas, voltando ao nosso relacionamento neste espaço, andei um pouco distante, na semana que passou, por estar na semana de provas finais, e também na semana da nossa novena.
Senti a exigencia desse primeiro semestre. Afinal de contas o número de matérias aumentou muito e as outras ocupações continuaram, mas é no meio disso que estou aprendendo a rezar de uma maneira nova.
Cada vez mais me convenço de que não podemos achar que a saida para nossa necessidade de rezar é não trabalhar, gostaria muito que fosse assim, mas a exigencia do mundo moderno é justamente contrario.
Mesmo no ambiente eclesial, as necessidades são muitas, e ainda que tenhamos uma postura de discernimento de não assumir tudo o que nos pedem, isso não significa ter pouco a fazer, então é necessário que estejamos certos de que precisamos aprender a rezar no meio da vida e, mais ainda, com a propria vida. Quem reza a vida com a vida, reza mais e reza melhor.
Esta minha afirmação baseia-se no fato de que precisamos ajudar as pessoas que saem cedo de suas casas para trabalhar e as vezes nem tem horario para voltar para casa, a conseguir regrar a sua vida de outra forma, reaprendendo a graça de saber contemplar Deus que se revela no cotidiano.
O fato de estudar em uma faculdade religiosa, não significa que o tempo todo estamos falando de religião, então, meus queridos amigos e amigas, é necessário que aprendamos a ir além do espaço fisico sagrado, e alcancemos a graça de compreender o nosso corpo, o nosso coração, todo nosso ser, como espaço sagrado e privilegiado para o encontro com Deus.
Ter ou não ter uma capela onde entrar para rezar, passará a ser secundário. Será muito bom se isso for possivel, porém, caso não o seja, você e eu, saberemos como fazer para não deixar de lado o vinculo e a relação sincera que precisamos manter diariamente com Deus.
Continuo sugerindo que os irmãos e irmãs que visitam este blog, façam uso da liturgia diaria, fazendo com ela, uma breve reflexão pela manhã que pode ser curta...uns 10 min...mas que você poderá usar para todo o seu dia e te servirá como motivação para sua contemplação diária.
Buscar a confissão periódicamente e não abrir mão da missa aos domingos e sempre que possivel durante a semana, são outras medidas que nos ajudam a manter um relacionamento seguro com Deus.
Agradeço sua atenção e logo eu volto para partilhar um pouco mais.
Deus os abençoe.

2 comentários:

  1. Só para registar.....eu estive lá...rsrsrs
    Foi uma benção, Izaías.
    Aquele templo do "Divino Amor" cheio de filhos d Maria louvando com um 'amplificador' de peso q é a Rádio Catedral.
    É a G L Ó R I A !!!!!!!!!!!!!

    Regina Alves Diamantino (seguidora fiel do tio "zaza"...rsrs)

    ps: saudades de ler seus textos. Eles me santificam.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Isaías, gostei muito de todos os conteúdos os quais foram expostos em toda essa página, mas o que me chamou mais atenção foi no que tange à Paróquia do Divino Amor, que você ressaltou que devemos estar sempre em oração com a vida, em prol das pessoas, enfim do mundo, isto me sensibilizou muito. Faço uestão de ler sempre as liturgias diárias, pois são uma bênção.Paz de Cristo , Patricia Martins.

    ResponderExcluir