quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FALANDO PARA FAMILIAS

Deus abençoe a todos!
Hoje estarei em Pendotiba-Niterói, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, vou pregar para o movimento de casais da comunidade.
Vejo este ser, de fato, um tempo profético para um anúncio sério, comprometido e principalmente amadurecido para a família.
Não podemos achar que basta um casal ir à Igreja que já está tudo certo, porque talvez esteja tudo errado. "Ir à Igreja" pode não significar "Ser Igreja".
Precisamos aprender e ensinar a Ser Igreja e não apenas Ir à Igreja - porque ir à Igreja é cumprir um compromisso, um preceito que já se pôs na agenda e ao qual não se pode faltar e termina por aí.
Ser Igreja, no entanto, é ter este mesmo compromisso, porém, em vista de alimentar uma vida diária de relacionamento, perdão, reconciliação através do diálogo e da oração.
Nossas famílias precisam ser incentivadas a voltar para mesa. Tenho desejo e se pudesse faria isso, reuniria-me a sós com cada família apenas para rezar um "Pai Nosso" ao redor da mesa, antes de uma refeição.
A mesa é lugar de troca de olhares, quem está de mal-humor tem que ser acolhido com quem está de bom-humor; quem está triste fica do lado de quem está alegre, a mesa meus irmãos é por excelência o lugar da cura da família. Uma família que deseja ter seus relacionamentos curados, tem que ousar em ir para a mesa, sentar-se juntos para comer e falar da vida, do dia, das coisas que aconteceram....A mulher faz um feijão bem temperado e um arroz bem soltinho, o marido, chega do trabalho e ajuda a arrumar a mesa junto com os filhos, todos sentam-se juntos e mesmo que um esteja atravessado com o outro (aí mesmo é que é necessário) todo mundo reza junto, todo mundo agradece a Deus junto.
E...se vale como dica, agradecer sempre é importante, mesmo que não se saiba o que, mas, em principio, se você achar que não tem um motivo específico, então agradeça por sua vida.
É necessário dar sentido a nossa vida familiar. É bom ter família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário