terça-feira, 5 de maio de 2009

SEMANA DO BOM PASTOR

É próprio da natureza da ovelha, precisar de um bando, de um grupo, e é próprio do grupo de ovelhas precisar ser guiado. Ovelha não é um animal inteligente, costuma se perder muito fácil e por isso exige muito cuidado e muita atenção. Se a ovelha sai de junto do seu grupo, ela facilmente se perde e fica a mercê de seus predores, já que é um animal que não desenvolveu mecanismos de defesa. Assim somos nós, queridos, ovelhas frágeis que facilmente podem ser devoradas a qualquer momento.
Falar da condição da ovelha é importante para compreender a grandeza do pastor. O pastor de um rebanho de ovelhas deve ser alguém disponível, tem que ter tempo para cuidar do rebanho e precisa conhecer bem esse rebanho, precisa saber qual das ovelhas tem mais tendência a fugir ou se perder do grupo, e sobre esta ovelha o olhar deverá ser mais atento, ela exigirá do pastor um cuidado maior e mais dedicação.
Para cuidar de um rebanho não basta só disponibilidade de tempo, o pastor também precisa gostar muito do que faz, afinal de contas, é um serviço sem grandes emoções e que exige paciência, às vezes, pastorear um rebanho poderá significar silêncio, às vezes preocupação, às vezes alegria, mas a condição do pastor sempre será muito solitária, ele é o único da "sua raça (humana)" no meio de todas "aquelas ovelhas (animais)". Elas nunca entenderão a sua condição de pastor, e ele, o pastor, deverá nutrir paciência com elas e não esperar que elas o entendam.
A vida do pastor é vida solitária, mas ao mesmo tempo cheia de alegria, porque o pastor tem consciência de que só ele pode fazer por aquelas ovelhas aquilo que está fazendo. O pastor encontrou-se com a razão do seu existir e existe em função desse serviço - o de cuidar das ovelhas - por isso o pastor é feliz.
Quando Jesus diz que: "Eu sou o Bom Pastor" (Jo 10,14)- está dizendo que assim como um pastor que cuida do seu rebanho, ele também cuida de cada um daqueles que lhe foram dados como ovelhas do seu rebanho. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele cuida de nós. Somos um rebanho muito grande, somos frágeis como as ovelhas de um rebanho, é exigente cuidar de cada um de nós, e por isso, Ele, o Bom Pastor, precisou ir ao cúmulo de dar a sua própria vida para que o predador não nos tomasse aproveitando-se de nossa fragilidade.
O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas.
Que o Senhor nos ajude a compreender a beleza de sermos ovelhas e que ao ser-nos confiada a condição de pastores de uma parcela do rebanho, consigamos compreender que só é possivel pastorear bem, se somos pastores no Cristo, o Bom Pastor.

Um comentário:

  1. Eu gosto de ler quando se dispõe a escrever com a alma... e eu já conheço quando vc faz isso... q Deus te abençoe e continue te iluminando.. paz e bençãos... e parabens a Comunidade Coração Novo pelos 7 anos de existência... vc certamente, é o Bom Pastor das ovelhas desta Comunidade...

    ResponderExcluir