segunda-feira, 1 de junho de 2009

9a. SEMANA DA SANTIFICAÇÃO DO COTIDIANO

Voltamos ao Tempo Comum, ao cotidiano, e voltamos com a Festa de São Justino, filósofo e mártir.
Gostaria de unir estas duas realidades: o tempo litúrgico e a memória do Santo, e oferecer a seguinte reflexão:
Para os que crêem em Cristo, o desafio de viver no cotidiano é algo natural e consequente, pois se fazemos opção por Ele, não poderemos fazer opção por qualquer outra coisa que vá contra ao que Ele nos propõe como forma segura de vida feliz. Em outras palavras, ou optamos por ser livres dentro d´Ele ou por ser escravos fora d´Ele.
Já não vemos com os olhos do nosso corpo a presença do Cristo como Ele se apresentava aos apóstolos, quando até mostrava suas chagas. Somos aqueles de quem Ele falava a Tomé, "Felizes os que creram sem terem visto".
Agora tendo celebrado o Festa da Colheita - o Pentecostes - temos a certeza de que está em nós o Ressuscitado e quem nos garante isso é o Espírito Santo. Tudo isso meus queridos, nos é dado a acreditar pelo dom da fé que nos foi confiado por Deus.
E é por essa fé que entramos no Tempo Comum, nas coisas do dia-a-dia, no cotidiano de Jesus que repete o nosso cotidiano. É por isso que insisto tanto em nossa comunidade que o segredo da alegria é viver como Jesus viveu, tomando as decisões como Ele tomou, brincando como Ele e trabalhando como Ele, chorando e sorrindo como Ele. Havia uma disposição e uma liberdade interior naquele Homem, Ele nos dava a receita da verdadeira felicidade: ser interiormente livre.
Nada seria capaz de parar aquele Homem, nada O faria voltar atrás no seu projeto assumido com o Pai. Ele não se reconhecia como sendo do mundo, mas justamente, por causa da unidade com Pai, vivia livre, tão livre que Ele mesmo dizia "Ninguém tira a minha vida, sou eu quem a dou para a salvação do mundo". Usou sua liberdade para isso, abriu mão de sua condição divina e se deixou assassinar, não com qualquer tipo de morte, mas com morte de bandido que é escorraçado pela sociedade da época, pendurado em dois pedaços de madeira, que chamamos de cruz.
Em nossa vida cotidiana, temos muitos sofrimentos, alguns causados porque escolhemos pelo Evangelho- quanto a esses, estão dentro do nosso ato livre de pertencer a Deus e de, assim como Jesus, fazer o que queremos para que o Reino d'Ele se instale aqui nesta terra em nosso cotidiano. O outro tipo de sofrimento é causado pelas escolhas que fazemos por nós mesmos, ou que outras pessoas fizeram por nós e nós aceitamos. Desse, a gente consegue, pode e deve se livrar, porque esse é desnecessário. Normalmente, sofrimentos desse tipo são motivados por um sentimento de vaidade ou de orgulho, quase sempre estão ligados a nossa "forma de pensar".
É o Tempo Comum que nos garante poder celebrar com dignidade os outros tempos da liturgia da Igreja, porque quem não quer viver como Jesus viveu, também certamente não entenderá a graça de sofrer ou de morrer como Ele, essa pessoa jamais conseguirá ser feliz porque também jamais conseguirá entender a Ressurreição.
O Espírito Santo é sua companhia para viver como Jesus viveu. Seja feliz em Cristo.

2 comentários:

  1. Oi, meu amigo!
    Muito bom esse teu cantinho aqui! Amei!
    Estou com muita saudade!
    Beijo grande!
    Aline Venturi

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu amigo!
    Amei esse teu cantinho, cheio de Deus!
    Muita saudade de vc!
    Beijocas!
    Line

    ResponderExcluir